-
Arquitetos: Cave Urban
- Área: 450 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Jed Long, Cave Urban, Marek Knappe, Juan Pablo Pinto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Crisálida fica na entrada do Woodford Folk Festival. Projetada como um espaço acolhedor, fresco e sombreado, a estrutura oferece um local para reunir-se com amigos e familiares antes de entrar no festival. Feita inteiramente de bambu colhido localmente, o grande pavilhão entrelaçado proporciona um refúgio do calor do dia, ao mesmo tempo em que incentiva os visitantes a explorar e experimentar uma estrutura orgânica tecida pelos voluntários de Projetos Especiais do Woodford Folk Festival. Sob a direção artística de Juan Pablo Pinto, a equipe da Cave Urban treinou um grupo diversificado de voluntários de diferentes origens e idades. Essa equipe aprendeu a colher, preparar e construir com bambu usando técnicas simples de divisão e amarração com arame.
A Crisálida foi construída em apenas quatro semanas, desde a colheita do bambu até a sua conclusão. Um prazo apertado, especialmente considerando a grandeza do projeto e sua ênfase no artesanato. Um dos pontos cruciais da construção foi a simplicidade da técnica utilizada, o que possibilitou um processo inclusivo de construção comunitária. Nele, pessoas sem experiência anterior em trabalhos com bambu puderam aprender e contribuir, estabelecendo uma relação simbiótica na qual esforço e tempo foram trocados por conhecimento.
A Crisálida contém dois espaços abobadados entrelaçados: uma cúpula de 5,5 metros de altura integrada a um espaço maior em formato toroidal, com 7 metros de altura. O espaço maior é marcado por uma coroa de arcos de bambu que se desdobram do chão, assemelhando-se à flor invertida de uma figueira. O padrão de trama aleatória que cobre a cobertura e as laterais do pavilhão dispersa a luz, criando sombras variadas que se alteram ao longo do dia, evocando a sensação de uma floresta de bambu. À noite, a estrutura tecida se transforma em uma gigantesca lanterna âmbar, convidando os visitantes para os eventos noturnos do festival.
As estruturas dos festivais frequentemente geram muitos resíduos e emissões de carbono. Devido à natureza temporária dos festivais, é importante que essas estruturas sejam descartáveis ou reaproveitadas com o mínimo impacto ambiental possível. A Cave Urban trabalhou em colaboração com especialistas internacionais em bambu para desenvolver técnicas de construção adequadas a essa finalidade. Essas técnicas simplificam o processo de construção de estruturas temporárias em grande escala, utilizando materiais naturais e envolvendo a comunidade local. No caso específico da Crisálida, optou-se por não tratar o bambu com produtos químicos, reconhecendo sua natureza efêmera. O ciclo de vida da estrutura varia de 2 a 5 anos, em sintonia com o período de amadurecimento do bambu, que leva de 3 a 5 anos. Quando a Crisálida se decompõe e retorna ao solo da floresta, novos postes estarão prontos para serem colhidos para a próxima estrutura, permitindo uma constante renovação e regeneração da paisagem. Agradecimento especial ao mestre artista taiwanês Wang Wen-Chi por seu talento artístico, generosidade e orientação.